Água roxa surge em canal de drenagem e chama atenção em avenida de Fortaleza De acordo com comerciantes do local, a cena vista na última quarta-feira (20) é comum.
Um trecho de um canal de drenagem em Fortaleza chamou atenção de moradores e comerciantes ao ficar com a cor roxa, na manhã da última quarta-feira (20). O fato curioso ocorreu na Avenida Eduardo Girão, no Bairro Jardim América. A área fica, especificamente, no cruzamento com a Avenida dos Expedicionários.
Por meio de nota, a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) informou que providenciará uma equipe para ir ao local verificar a situação. Além disso, o órgão alerta que a população deve se conscientizar.
“A Agefis realiza ações de combate à poluição hídrica fiscalizando os imóveis que não estão interligados à rede pública de esgoto, bem como os imóveis que lançam efluentes de forma irregular na rede pública de esgoto e/ou nas galerias pluviais e recursos hídricos”.
Até a publicação desta reportagem, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) não deu esclarecimentos sobre o caso.
Evento corriqueiro
Humberto Nascimento, funcionário de uma loja nos arredores do local, acredita que o ocorrido é consequência da poluição no canal. “Muita gente joga lixo no canal e isso pode acabar afetando a cor da água, mas não sei se é o real motivo. Alguns agentes de limpeza vêm aqui e trabalham para normalizar a cor, mas depois volta a acontecer”, afirma.
O comerciante acrescenta que não é a primeira vez que presencia essa situação. Segundo ele, a cor varia entre tons de azul e roxo. Também há relatos que a cor da água já teria ficado amarela.
Fonte/Créditos: G1
Foto: Fabiane de Paula / SVM